O que é o Coaching? (parte 1)


Atualmente o Coaching começa a ganhar visibilidade na nossa sociedade, nomeadamente na vertente empresarial, no desenvolvimento pessoal, no desporto. Mas afinal o que é o Coaching? Importa destacar, em primeiro lugar, que o Coaching (nome do processo) não é treino desportivo, não é motivação, não é terapia, não é aconselhamento ou consultoria, e também não é ensino-formação. É verdade que durante um processo de Coaching a motivação pode aumentar, a pessoa aprende mais sobre si, sobre o mundo onde está integrada, pode inclusive ultrapassar medos e bloqueios, mas estes resultados são processamentos internos acionados pela própria estratégia utilizada em Coaching.

Citando Joseph O’Connor, o Coaching é um processo que apoia a pessoa a "tornar-se quem ela quer ser e ser o melhor que ela pode”. Com raízes na Psicologia (embora não seja um processo terapêutico), o Coaching baseia-se no melhor da Psicologia Humanista, da Análise Existencial de Frankl, da Psicologia Positiva. Partindo sempre da premissa que todo o ser humano tem capacidade de se auto-realizar, tem potencialidades e habilidades que pode descobrir e aprimorar para alcançar o sentido para a sua vida, é através da concretização de objetivos que este sentido de realização pessoal se faz presente, traduzindo-se em felicidade e bem-estar.

Desta forma, uma das melhores estratégias para levar cada ser humano a se conhecer e a ser o melhor de si, e também a essência de um verdadeiro processo de Coaching, consiste no método socrático da maiêutica (Filosofia de Sócrates 470-399 a.C). Então, é na parceria entre o Coach (profissional) e o Coachee (cliente) que o Coach, através de questões que coloca, leva o Coachee a refletir, a dar as respostas, a encontrar as suas próprias soluções e recursos, e a agir no sentido de chegar aos seus objetivos pré-estabelecidos. Podemos afirmar que o Coaching é um processo de reflexão-ação, onde o Coach ‘ajuda a dar à luz as ideias do Coachee’, e onde a mudança no sentido desejado só ocorre através da ação, saindo da zona habitual conhecida e fazendo algo diferente. Só assim é possível aprender e avançar, dando passos que nos conduzam onde queremos chegar. A ação é então sinónimo de mudança, de aprendizagem, de evolução e aproximação do objetivo que o Coachee deseja. E para chegar ao resultado desejado o Coach apoia-o a dar pequenos passos, partindo do presente rumo ao futuro que o próprio (Coachee) pré-estabeleceu.

Seguindo Buda, “toda a grande caminhada começa com um simples passo”, e nesse sentido desafio-vos com estes tópicos de reflexão-ação:

- Que caminhada gostaria que se tornasse grandiosa para Si?
- Que passo seria útil para se aproximar do que quer?
- O que escolhe, agora, fazer?
 Boas descobertas :)



Helga Cristiana Gonçalves
Psicóloga, Coach Certificada e Facilitadora de Cura Reconectiva®

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desenvolvimento Pessoal, o Universo do Ser Humano

Por um mundo igual

PNL com foco Terapêutico